Feliz Natal!
Feliz 2016!

Yakuza - a "Máfia Japonesa".

"Yakuza"
é o nome da organização 
e é também como é chamado cada membro. 




É uma das organizações criminosas mais temidas no mundo, sendo por isto também conhecida como "a Máfia Japonesa", comparando-a com a Máfia, famosa organização criminosa que surgiu na Itália. Os Yakuza, também conhecidos como "Gokudô", são membros de tradicionais grupos de crime organizado no Japão. "Yakuza" também é o nome pelo qual esses mesmos grupos são conhecidos. Os primeiros deles surgiram em Osaka e Edo (atual Tóquio) no século XVII. Eram identificados como "artesãos" e "comerciantes", e a eles se uniram os "samurais", que a partir de 1603, se viram ameaçados de banimento. Na hierarquia social Yakuza, os samurais estão no ápice; abaixo deles estão os "artesãos" e os "comerciantes". Na parte mais inferior da hierarquia estão os "hinin" ("não humanos") e os "eta" ("maculados"). Os "hinin" são carcereiros, carrascos e promotores de espetáculos. Os "eta" são vinculados ao abate de animais. O estatuto é o código Yakuza são baseados nas relações de fidelidade entre os "Oyabum" ("Padrinhos" ou "Pais") e os "Kobum" ("Afilhados" ou "Filhos").
Antigamente a Yakuza era uma sociedade exclusivamente masculina. Seus membros acreditavam que as mulheres foram feitas para serem mães e para cuidarem de seus maridos, não devendo se meter nos negócios dos homens. Outro motivo pelo qual as mulheres não eram aceitas era que não se devia falar sobre o grupo a ninguém de fora, e eles acreditavam que as mulheres não seriam fortes o suficiente para se manterem caladas caso fossem interrogadas pela polícia ou por algum inimigo. 
Desde os anos 1990 já existem mulheres que atuam na Yakuza e ocupam altos escalões nos grupos.  Porém, para entrarem no grupo, dependendo de quais sejam as funções, elas tem que passar por diversos testes.
Nos dias atuais recrutam também jovens e estudantes, para infiltração na chamada "dominação da área". Estes não usam tatuagens, mas são obrigados a aprender artes marciais e a manejar armas como espadas, nunchaku e armas de fogo. 
Quando o chefe morre e não há ninguém que possa substituí-lo imediatamente, é a esposa quem assume temporariamente o comando do grupo.
"Clãs" são grupos de pessoas relacionadas entre si por graus de parentesco e descendência. No caso da Yakuza, 
Os clãs são organizados à semelhança de uma família, possuindo talvez a mais rígida das hierarquias do mundo dos crimes. O "Oyabum" (pai) é o chefe, os "Wakashu" são seus filhos e os "Kioday" são seus irmãos. Todos devem total obediência e lealdade ao Oyabun, e em troca ele oferece proteção a todos de seu clã. Os membros não devem temer a morte pelo Oyabun, e devem concordar com tudo o que ele diz. 
Há dois tipos de "Yakuza": os membros de um clã e os autônomos. Por não pertencerem a clã algum, os autônomos têm dificuldades para agir, pois os grupos não permitem que eles atuem em seus territórios. Os membros dos clãs costumam usá-los como espiões ou pagá-los para realizar um serviço sujo no qual não queiram envolver seus clãs. Se o autônomo for ambicioso e capacitado, pode iniciar um novo grupo, mas geralmente, quando não é assassinado, torna-se membro de algum clã já existente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por prestigiar este blogue.