Feliz Natal!
Feliz 2016!

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Códigos em letras e números... ou só coincidências?

Não acredito em "ciências ocultas" ou coisas semelhantes. Entretanto, ao pesquisar um pouco mais sobre esta máscara e sobre o grupo que utiliza a internet sob nome de "Anonymous", e buscando conhecer um pouco mais sobre o que dizem os numerologistas e os versados em cabala, encontrei muitas coincidências dignas de nota. Após ter adquirido alguns anos de experiência profissionalmente estudando e pesquisando sobre símbolos (marcas, logomarcas, logotipos, slogans, etc.) e avaliando o que dizem a Bíblia e alguns sites sobre os números como símbolos, observei o seguinte:
O "Anonymous" é um grupo internacional que se autodefine como "legião". Segundo a Wikipedia, o grupo surgiu em 2003 como um conceito de muitos usuários de comunidades online que atual como um "cérebro global". O termo "anonymous" ("anônimos" em inglês) é também usado por pessoas que queiram postar comentários em blogs e sites sem serem identificadas. A Wikipedia diz também que a partir de 2008, o grupo se tornou cada vez mais associado a uma atividade chamada "hacktivismo", que é a junção das palavras "hack" e "ativismo". "Hack" é um termo em inglês para alteração em programas de computadores com o objetivo de invadir armamentos de memórias em computadores alheios. O hacktivismo inclui atos como escrever códigos fontes, manipular bits, etc.
Um código fonte é um conjunto de palavras e/ou símbolos dispostos para formar instruções em linguagem de programação de computador de maneira lógica. A linguagem de programação é um método para comunicar ao computador instruções para definir um programa. Desta forma, é possível que o programador determine os dados sobre os quais o computador atuará, como esses dados serão armazenados ou transmitidos e as ações que devem ser realizadas em certas situações.
A palavra "Anonymous" tem nove letras. A máscara que o grupo usa como seu símbolo é uma imitação daquela do personagem principal da série em quadrinhos e do filme "'V' de Vingança", cujo título original em inglês é "'V' for Vendetta". Há informações de que para criar a máscara, os criadores do personagem se basearam na fisionomia, vista em várias ilustrações, de Guy Fawkes, cujo nome também tem nove letras. Guy Fawkes (1570-1606) foi um soldado católico inglês que participou como elemento principal na Conspiração da Pólvora, um movimento contra o reino da Inglaterra. Sua missão era assassinar o rei James I (no Brasil: "Jaime I") e todos os membros do parlamento. Entretanto, o movimento foi debelado e Fawkes foi condenado à morte por enforcamento. Antes disto, ele passou a usar o pseudônimo "Guido", um nome espanhol, chamando-se "Guido Fawkes".
Segundo os estudiosos, a Cabala é uma forma de investigação da natureza divina. É uma filosofia esotérica pela qual os praticantes  visam conhecer Deus e o Universo. A numerologia é uma pseudociência segundo a qual a combinação entre números, operações matemáticas e letras (principalmente as dos nomes das pessoas) podem ser interpretados para predizer ou modificar o futuro e revelar características das personalidades das pessoas. Desta forma, a numerologia cabalística é a junção de conhecimentos da numerologia com a Cabala, inicialmente usando letras da escrita hebraica. Por isto alguns autores afirmam que existem fatos relacionados à cabala e à numerologia na Bíblia. Mais tarde esta mesa associação passou a ser feita entre os números e as letras do nosso alfabeto da seguinte forma: A = 1, B = 2, C = 3, D = 4, E = 5, F = 6, G = 7, H = 8, I = 9, J = 9, K = 10, L = 20, M = 30, N = 40, O = 50, P = 60, Q = 70, R = 80, S = 90, T = 100, U = 200, V = 200, W = 200, X = 300, Y = 9, Z = 400.
A numerologia também considera o significado de um nome pelo número de letras que ele tem. "Anonymous", como já dissemos, tem nove letras, e "Guy Fawkes" também. O nome do número 9 ("nove") veio do latim, e seus significados estão relacionados ao que é novo, novidade. Assim, o 9 representa mudanças, o fim de um clico para dar-se início a outro. O "começar do zero". Eis por que o 9 se repete na leita seguinte, e em seguida vem o "10", número em que o dígito "0" representa o começo da pifoxima etapa.
A palavra "Guido" já começa com o "G", ou seja, o "7". Ela pode ser interpretada da seguinte forma: G + U + I + D + O = 7 + 200 + 9 + 4 + 3 = 223. Somando-se os dígitos de 223, temos novamente o 7. O nome "Fawkes" pode ser interpretado como 6 + 1 + 200 + 10 + 5 + 90, cujo resultado é 302, cuja metade 151. Somando 1 + 5 + 1, temos novamente o número 7. "Guido" tem cinco letras. "Fawkes" tem seis. O 5, segundo a numerologia, significa "liberdade". "Liberdade" era exatamente a palavra de ordem pregada pelos participantes da Conspiração da Pólvora. "Liberdade", em inglês, é "freedom", e pela contagem das letras, retornamos ao número 7. O 6 representa reação em alguns casos e responsabilidade em outros. No caso de Fawkes, pode representar as duas duas coisas. O 7 é encontrado como metáfora e como símbolo em várias mitologias e religiões antigas e atuais. O herói grego Hércules teve que enfrentar a Hidra de Lerna, um monstro que tinha sete cabeças. Ainda hoje, quando nos referimos a um problema difícil de ser resolvido, usamos a expressão "bicho de sete cabeças". Entre os ensinamentos de Buda, destacam-se as "Sete Verdades". Uma das lendas mais populares e antigas do mundo, de origem ainda desconhecida, diz que um gato tem sete vidas. Na Bíblia, encontramos expressões como "serão setenta vezes sete", as epístolas de Paulo às "Sete Igrejas".  Os cristãos fazem referências aos Sete Pecados Capitais, aos Sete Sacramentos, etc. Na Igreja católica, a imagem de São Sebastião mostra o corpo do santo ferido por sete flechas. A Bíblia revela o 7 como o "número da perfeição".
"Vingança", em inglês, pode ser "vengeance" ou "revenge". Pode ser também "vendetta", mas esta é uma palavra introduzida no inglês, porém vinda do latim. É uma palavra de oito letras, mas o título original em inglês "'V' for Vendetta" tem 12 letras. De acordo com a numerologia, o 12 encerra um sistema completo, coeso, de algo bem acabado e bem estruturado. 
Fontes: 

2 comentários:

  1. Acho interessante este fator numérico, pois em tudo quanto ha existência sobre a terra se usa números!
    Inclusive na criação dos elementos feitos por Deus.

    ResponderExcluir

Grato por prestigiar este blogue.