Feliz Natal!
Feliz 2016!

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

A Estrutura Política do Vaticano

Palácio da Cúria Romana,
sede onde atuam os membros da corte papal.
Foto: Wikipedia

A estrutura política do Vaticano é a base da estrutura política de toda a Igreja Católica. Por isto, a posse, a morte ou a renúncia de um papa sempre se torna o centro das atenções da política no mundo. 



Pensar que política e religião são duas coisas dissociadas é um grande equívoco. Especialmente no caso do catolicismo, pois a Igreja Católica sempre exercer fortes influências sobre os governos de vários países desde o início de sua existência, há cerca de dois mil anos. A igreja Católica se auto-afirma desde aquela época como o próprio centro do Universo - a palavra "católico" vem da palavra grega "katholikos", que significa "universal" - tendo o papa como autoridade suprema mundial. O papa é também chamado de "Bispo de Roma" e é considerado como o sucessor do apóstolo Pedro, a quem os católicos chamam de "São Pedro". A igreja se afirma como verdadeira representação de Deus na Terra autorizada pelo próprio Deus para converter as pessoas aos ensinamentos e à pessoa de Jesus Cristo em vista do Reino de Deus. Desta forma, concede a Maria, a mãe de Jesus, os títulos de "Nossa Senhora" e de "Mãe da Igreja". 
A igreja católica não se auto-afirma apenas como uma igreja, mas como a única igreja estabelecida por Deus para salvar toda a humanidade. Sua doutrina foi elaborada em vários concílios pelos "pais da igreja" e pelos "doutores da igreja". Os "pais da igreja" são teólogos, bispos, etc., cujos trabalhos acadêmicos foram utilizados como requisitos doutrinários. Os "doutores e doutoras da igreja" não são necessariamente pessoas que tenham títulos de doutorado, mas apenas pessoas que dedicaram suas vidas para escrever obras enaltecendo o cristianismo.
Desde 1929, o Vaticano, ou "cidade do Vaticano", é a capital mundial da Igreja Católica. Seu nome oficial é "Stato della Città del Vaticano" ("Estado da Cidade do Vaticano"), o que confirma sua condição política de cidade-Estado. Uma cidade-Estado é uma cidade politicamente independente, com governo próprio e autônomo. O Vaticano é um caso particular por ser a única cidade-Estado do mundo que é um território cercado por muros e situado dentro de uma cidade (Roma). As ordenanças do Vaticano são publicadas em italiano e os principais documentos oficiais da Santa Sé são publicados em latim. A Santa Sé é a instituição responsável pelos assuntos e relações internacionais. Como o Vaticano é uma cidade-Estado, são consideradas   como "relações internacionais" inclusive suas relações com a Itália, apesar de estar dentro da capital italiana.
O órgão administrativo da Santa Sé é a Cúria Romana (ver foto acima), que constitui a corte do papa. "Cúria" é uma palavra que significa "corte". A Cúria Romana é, portanto, a corte real do Vaticano e de toda a Igreja Católica. "Real" porque o sistema político do Vaticano é uma monarquia cujo rei é o papa. É uma monarquia eletiva por não poder ser hereditária, já que o papa é celibatário (não tem filhos). "Papa" é uma palavra carinhosa com o mesmo significado de "papai". É o título mais comum pelo qual é conhecido o Bispo de Roma,  a autoridade máxima mundial do mundo católico. Ele é eleito por uma conclave ou "Colégio dos Cardeais" e seu cargo é vitalício (governa até o dia de sua morte ou quando houver algo que impeça a continuidade de seu governo ou quando renunciar). Os integrantes da Cúria Romana, ou seja, da corte  papal, são os assistentes do monarca (isto é, do papa) quanto às atribuições que cabem a ele como governante. 
O Vaticano é regido politicamente como um Estado eclesiástico. Isto quer dizer que é um Estado sacerdotal monárquico cujo poder político é ditatorialmente centralizador. Estabelece e controla as doutrinas de toda a igreja católica do mundo, assim como suas disciplinas, suas formas de relacionamento com o mundo e com outras religiões, e gerencia e administra o papel social da igreja, as mudanças, as crises, etc. O monarca é chamado "Bispo de Roma", e não "Bispo do Vaticano", porque o Vaticano foi fundado através do Tratado de Latrão em 1929, mas o papado existe desde a época do Império Romano. O título "Bispo de Roma" é utilizado desde aquela época. O papa exerce um poder fortemente centralizador; portanto, autoritário. Exerce todos os poderes (executivo, legislativo e judiciário) ao mesmo tempo e seus atos como governante não são fiscalizados. Por se auto afirmar como "representante de Deus na Terra", não é obrigado a prestar conta de seus atos. 
De acordo com dados do próprio Vaticano, existem atualmente no mundo cerca de 1.115.000.000 (um bilhão e 115 milhões) de católicos. Isto representa algo em torno de 17 por cento da população mundial. Significa também que, dentre as pessoas que seguem religiões no mundo, uma grande maioria ainda é católica. Estes dados também nos dão uma ideia do grande número de representações que a Igreja Católica tem espalhadas no mundo. Isto evidencia o poder político que ela ainda exerce, e por que cada discurso proferido por um papa, cada declaração dada por ele, sua morte, sua posse ou sua renúncia atrai tanto as atenções do mundo inteiro. 

Fontes:

  • Wikipedia.
  • "The Word's Religions", de vários autores - Lion Handbooks, Inglaterra.
  • Enciclopédia Conhecer , Editora Abril Cultural - São Paulo, SP. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por prestigiar este blogue.