Feliz Natal!
Feliz 2016!

terça-feira, 26 de agosto de 2014

"Illuminati" - O que se sabe realmente sobre eles?

O livro "Anjos e Demônios",
de Dan Brown,
e o filme baseado nele, 
resgataram o interesse de um grande público
sobre uma das sociedades secretas
mais polêmicas da história da humanidade.





Johann Adam Weishaupt
(1748-1830)
Na história contada por Dan Brown, o simbologista Robert Langdon (o mesmo personagem principal de "O Código Da Vinci") investiga o caso de um padre cientista assassinado. No decorrer da narrativa, Langdon descobre que por trás do assassinato está uma das sociedades secretas mais polêmicas do mundo, mas que ele pensava que não existisse mais: os "Illuminati". Embora seja uma ficção, a história contada no livro e no filme leva o leitor a crer que o objetivo dos "Illuminati" é impor uma "nova ordem mundial" através de uma espécie de verdadeira guerra contra a Igreja Católica, tentando destruí-la definitivamente. Mas quem são os Illuminati da realidade? 
A "Coruja de Minerva".
Por serem uma sociedade secreta, sabe-se pouco sobre eles, e muito do que as pessoas pensam que sabem não passa de suposições e especulações e afirmações sem embasamento histórico. Isto se complica ainda mais devido à existência, na Internet, de sites de várias pessoas ou grupos que se afirmam representantes dessa confraria, nem todos sendo dignos de crédito.
Em alguns sites, o nome da fraternidade está grafado erroneamente : Illuminatis. A palavra "Illuminati" vem do latim. Significa "Iluminados". A letra "i" no final da palavra representa o plural, não havendo, portanto, necessidade de se acrescentar o "s". A forma singular é "illuminatus". No entanto, essa denominação tem sido tomada ultimamente por grupos diversos, alguns reais e outros fictícios. 
Historicamente, o que se sabe sobre a verdadeira confraria original é que ela foi fundada na Baviera, na Alemanha, em 1.º de maio de 1776, baseada no Iluminismo, um movimento cultural da Idade Média que defendia uma reforma da sociedade através da cultura e do "poder da razão". Seus fundadores e membros acreditavam que somente por meio da razão   e do acúmulo cada vez maior de conhecimentos é possível identificar e operar conceitos, encontrar coerências ou contradições entre eles e resolver os principais problemas da humanidade. Por esta razão, a Coruja de Minerva foi um dos símbolos escolhidos para representar a confraria. Tradicionalmente, desde tempos remotos a coruja sempre foi uma ave vista como símbolo do conhecimento, e Minerva é o nome da antiga deusa da sabedoria da antiga Grécia.
O principal fundador foi Johann Adam Weishaupt, nascido na Baviera. Era filho de judeus. Seu   pai, Johann Georg Weishaupt, era um rabino judeu alemão que morreu quando ele tinha cinco anos de idade. Desde então, ele foi criado por seu padrinho, Johann Adam Freiherrvon Ikstatt, professor de direito na Universidade de Ingolstadt, cidade onde Johann Adam Weishaupt nasceu (1748). Ikstatt defendia o iluminismo e isto influenciou Weishaupt, que adotou as doutrinas iluministas através do racionalismo. O jovem Johann Adam Weishaupt estudou direito, economia, política, história e correntes gnósticas e da Maçonaria. Suas concepções conflitavam com as da Igreja Católica, que dominava toda a Europa na época, sob os pontos de vista religioso, social e principalmente político.
Atualmente, devido a uma enxurrada de informações, nem todas verdadeiras, e muitas delas alimentadas por filmes e seriados de TV, os Illuminati são interpretados como uma suposta organização conspiratória que visa controlar os assuntos secretos de governos. Segundo esta nova versão da confraria, entre seus objetivos está o estabelecimento do que chamam de "Nova Ordem Mundial". Isto complica ainda mais o entendimento geral, pois existem vários conceitos históricos sobre o que pode ser uma "Nova Ordem Mundial". Um deles diz tratar-se relações socioeconômicas resultantes da Guerra Fria. Outro, que é um sistema político e social nos moldes do que os nazistas tentaram estabelecer na Europa. Outro se refere à fé Bahá'i, afirmando que se trata de um sistema de ensinamento dessa religião. Entretanto, o conceito que parece atrair mais os interessados em "teorias da conspiração" é este: a "Nova Ordem Mundial da Informação e da Comunicação", um projeto internacional que visa reorganizar os fluxos globais de informação e comunicação por meio de ações governamentais, empresariais, etc. O fato é que, pelo menos ao que parece até, tudo isto não passa de especulações. Quanto às "provas" que algumas pessoas afirmam que existem, ainda parecem apenas questões de pontos de vista.

Fontes:
  • "The World Almanac and Book of Facts" ("O Almanaque e Livro Mundial dos Fatos") - publicado pela K-III Communication Company , dos Estados Unidos.
  • "Almanaque Abril-Mundo", da Editora Abril. 
  • "Anjos e Demônios", de Dan Brown - Editora Sextante. 
  • Ilustrações: Wikipedia e Arquivo Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por prestigiar este blogue.