Feliz Natal!
Feliz 2016!

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Os Misteriosos Arcanos - Que mensagens eles nos trazem?

Eles estão presentes
em cartas de tarô,
histórias em quadrinhos
e até em igrejas.



Mas, afinal, o que são os arcanos? Que mensagens eles nos transmitem ou tem o objetivo de nos transmitir? Nas cartas de tarô, há os Arcanos Maiores e os Arcanos Menores, sendo que algumas dessas cartas são marcadas com números em algarismos romanos ou arábicos. Com esses mesmos algarismos também são marcados os títulos de reis, imperadores e papas  - D. Pedro I, D. Pedro II, imperadores do Brasil; Henrique III ("Henry III"), Elizabeth II, rei e rainha da Inglaterra; os papas João 23, Paulo VI, João Paulo I, João Paulo II, Bento 16, etc. Esses números identificam pessoas que receberam títulos homenageando pessoas com esses nomes que os antecederam, mas também são chamados "números arcanos". 
"Arcano" é uma palavra proveniente do latim ("arcanus") que significa "misterioso", "enigmático".  No Tarô, os arcanos são cartas de baralho que representam algo oculto ou desconhecido. O baralho contém 78 cartas divididas entre "Arcanos Maiores" e "Arcanos Menores". O significado de cada conjunto de cartas é relacionado mais importantes (Arcanos Maiores) e menos importantes (Menores). Os Arcanos Maiores são as 22 cartas principais.
Os arcanos estão presentes em nossas vidas com muito mais frequência do que as pessoas costumam imaginar. Estão nas marcas das roupas, nas embalagens dos produtos que consumimos, em logomarcas, logotipos, no exterior e no interior de igrejas, em histórias em quadrinhos, em filmes, etc. Não estou me referindo a supostas "mensagens subliminares" como dizem que existem por aí. Quando você vê, por exemplo, a marca que aparece na ilustração abaixo numa peça de vestuário ou num calçado, você sabe que se trata de um produto fabricado pela Adidas. Mas talvez esse logotipo lhe revele mais do que o nome da empresa fabricante. Se você já usou produtos da Adidas e gostou, lembrará da qualidade dos produtos que você já conhece e provavelmente achará que valerá a pena comprar aquele. O logotipo tem, portanto, uma mensagem oculta que você não percebeu, mas lhe convenceu. Por isto, ele é um arcano.

 
Arcanos são, portanto, mensagens "mostradas" mas nem sempre "reveladas". Ou seja: você vê a mensagem através de um símbolo, mas não a percebe. Eles estão em imagens de santos, nas paredes das igrejas, nas figuras que decoram as catedrais interna e externamente, em capas de livros, nos carros, nas motocicletas e em cerca de 90% de tudo que você usa e consome todos os dias. Estão presentes até nas músicas que ouvimos.
Você duvida? Repare que tem gente que não gosta de músicas que não sejam cantadas em português, mas gostam de ouvir músicas apenas instrumentais (aquelas que não são cantadas, apenas executadas por bandas ou orquestras). Se essas pessoas gostam de ouvir canções em português porque entendem o que a letra diz, elas talvez não percebam, mas recebem a mensagem contida na música instrumental que lhe agrada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por prestigiar este blogue.